A Wikipédia diz o seguinte:
Relacionamento aberto é a relação afetiva estável em que os parceiros envolvidos concordam que relações extraconjugais NÃO são consideradas traição ou infidelidade.
O termo "aberto" ficou consagrado por este tipo de relacionamento envolver uma "cláusula de abertura" pela qual os parceiros concordam com certo grau de liberdade que autoriza relações com pessoas que não façam parte de seu relacionamento sem que tal liberdade cause angústias ao parceiro.
É defendido por seus adeptos como uma alternativa ao modelo monogâmico tradicional, alternativa preocupada com os efeitos do tolhimento do desejo no indivíduo e no casal.
Ainda segundo seus defensores, o uso do termo para referir-se ao ficar é inapropriado por este último ter por essência a ausência de compromissos, o que não acontece nos casamentos abertos e namoros abertos.
Sartre e Simone de Beauvoir são a mais conhecida referência neste tema. Com seu relacionamento iniciado nos idos dos anos 20 (mais precisamente em 1929), início marcado por conhecida frase de Sartre:
"entre nós, trata-se de um amor necessário: convém que conheçamos também amores contingentes" (inspirada na concepção filosófica de verdade necessária e verdade contingente), tornou-se qüinquagintária, findando apenas com a morte de Sartre, em 1980.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Relacionamento_aberto
No primeiro momento relacionamento aberto parece desculpa para trair mas, para quem já se sentiu preso a uma relação isso é uma saída para não se haver cobranças nem desconfiança.
Não há sentimento de posse nessa relação...
Poderia dizer que, para mim, relacionamento aberto é uma relação de confiança plena de um no outro. Onde o parceiro lhe dá o direito declarado de você fazer o que esta dentro do estabelecido antes mesmo que aconteça..Não significando que esses casos extra-conjugais possam acontecer.
No relacionamento convencional um relacionamento extra significa trair.
É difícil definir o certo ou errado, ou algo nesse sentido, quando estamos tratando de relacionamentos...
Mas acho sinceramente que estar junto não significa estar preso.
Traições podem acontecer. Acontecem até em pensamento, pois, embora secretos, eles nos servem como alerta para nos dizer que algo no nosso relacionamento não ta legal...
Que falta algo...
Nesse caso se estabelece antes a possibilidade de uma relação extra e da o direito ao outro de fazer o mesmo.
Não sei, ao certo, se é melhor saber antes ou se é melhor nunca imaginar essa possibilidade embora ela esteja presente e estejamos conscientes disso.
O que sei é que quando amamos trair é a ultima coisa em que pensamos...
Aberto ou não o relacionamento a dois tem que estar baseado no amor, na sinceridade e confiança.
E cabe somente aos dois definir o grau de abertura dessa relação...
Leia mais sobre o tema no:
http://lesadaeapimentada.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário