quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rotular pessoas

Você é uma aleijada!
Eu já ouvi isso algumas vezes, mas sou teimosa demais e não gosto de rótulos. Eu me considero comum até demais...
Eu sou mãe, dona de casa, MULHER, gordinha e deficiente.
Eu sou sonhadora, sentimental, ousada, medrosa, chata e teimosa...
As vezes louca,outras nem tanto. As vezes fetichista outras não...
EU SOU NORMAL!
É engraçado essa cultura do rótulo...
Se estamos acima do peso somos: gordinhos, obesos, baleia etc.
Se estamos abaixo do peso somos magrelos, raquíticos etc.
Sem contar nos rótulos relacionados a gostos pessoais...
Penso que qualquer rótulo pode ser prejudicial e explico o porquê penso dessa forma:
Quando ainda crianças, se somos chamados de gordinhos, somos, muitas vezes, ridicularizados diante dos nossos coleguinhas... Isso é traumatizante.
Lembro que quando criança eu fui chamada de aleijada... Gente, que ódio senti naquele momento, eu queria matar aquela menina que me chamava assim... Felizmente eu não podia...(risos).
Já com 18 anos eu ouvi novamente essa expressão: Namorando com um rapaz, a três meses, a mãe dele me chamou para conversar e me disse que não gostaria de ver o filho com uma aleijada... Coitada... Ela viu!
Rótulos muitas vezes são preconceituosos...
Quando uma mulher tem a sorte de ter tido muitos namorados ela é rotulada de galinha... Quando esta sozinha a certo tempo ela é chamada de encalhada.
Se um cara tem muitas namoradas ele é o pegador...
Então vamos trocar?
 Um homem quando tem ou teve muitas namoradas ele continua sendo o pegador e as mulheres deixam de ser galinhas para serem pegadoras (mais justo).
Falando sério: Rótulos podem até identificar alguma característica, gosto, grupo, mas não devem ser usados para machucar ou ofender alguém. Isso te torna inferior em relação ao mundo. Mente pequena, preconceituosa...
As pessoas mais inteligentes que conheci nem sempre foram as que mais estudaram...
 Elas tinham essa percepção em relação ao outro... Elas olhavam as pessoas por inteiro. Não se amedrontavam com o novo nem com o diferente... Elas sabiam que há lugar para todos nesse mundão de Deus. Encaram desejos, medos, fetiches de uma forma natural...
Elas recusavam rótulos!
Sou deficiente sim, mas se você parar pra pensar e ver a nossa rotina diária você dirá que somos eficientes, batalhadores e guerreiros...
Lutamos todos os dias por coisas tão simples como aprender a mexer uma mão, dar um passo, levantar um garfo e mais, estamos lutando para ter o mesmo que vocês: Como o direito de estudar, trabalhar, o direito de ir e vir, de ter uma vida tão digna quanto a que vocês sonham ter... E como se não bastasse isso, ainda estamos na luta pelo direito de amar e ser feliz...
Junto a nós estão aqueles que nos amam, desejam e nos enxergam de uma forma natural...
Essas pessoas também buscam o direito de amar e se relacionar com alguém, considerado por muitos, diferente ao seu lado... Alguém como nós.
Sério mesmo?
Eu acho que o correto é o termo batalhadores.

Beijo

Um comentário:

  1. Pois é minha amiga,tb sofro do mesmo mal,hj nao c/tanta veemencia como antigamente,levo a coisa mais leve,numa boa,mas ja passei poucas e boas referente a isso.Rotulos nao sao coisas legais de se levar,a nao ser de refrigerantes de massa de tomate, etc....
    Brincadeiras a parte tb ja levei o titulo de aleijadinha,no começo me soou estranho,nao gostei muito,mas depois acostumei ja nao dueu tanto,sei o q.sou e quem sou, afinal tenho espelho e o tamanho das minhas roupas nao negam,sou anã,sou deficiente, mas acima e tudo ,sou gente, respeito e quero o mesmo tratamento,mas...
    Sinceramente, sou feliz por ser Mulher,deficiente e GUERREIRA!

    ResponderExcluir